CHAPA 03-RJ

Candidatos:

TAINA REIS DE PAULA KAPAZ (Titular) e GERONIMO EMILIO ALMEIDA LEITAO (suplente)
JEFERSON ROSELO MOTA SALAZAR (Titular) e CLAUDIO ANTONIO SANTOS LIMA CARLOS (suplente)
NADIR MOREIRA DA SILVA (Titular) e LUCIANA ALENCAR XIMENES (suplente)
LUCAS ALENCAR FAULHABER BARBOSA (Titular) e RODRIGO CUNHA BERTAMÉ RIBEIRO (suplente)
MAIRA ROCHA MATTOS (Titular) e CÁRIN REGINA D'ORNELLAS (suplente)
DANIEL MENDES MESQUITA DE SOUSA (Titular) e VINICIUS DE LIMA CHIESSE (suplente)
EDIVALDO SOUZA CABRAL (Titular) e LUCIANA DA SILVA ANDRADE (suplente)
MARIANA BICALHO MOREIRA (Titular) e ANA LUISA CORREA BERTOCHE (suplente)
PAULO OSCAR SAAD (Titular) e ALEXANDER DOS SANTOS REIS (suplente)
ANA PAULA DE SOUZA NASCIMENTO (Titular) e PRISCILLA GLITZ MAYRINK (suplente)
FERNANDO CESAR NEGRINI MINTO (Titular) e LUIZ ANTONIO DA COSTA (suplente)
SANDRA HIROMI KOKUDAI (Titular) e ROSSANA BRANDAO TAVARES (suplente)
IVO MATOS BARRETO JÚNIOR (Titular) e ERIKA PEREIRA MACHADO (suplente)
PALOMA MONNERAT DE FARIA (Titular) e PAULA MENEZES SALLES DE MIRANDA (suplente)
FELIPE CARVALHO NIN FERREIRA (Titular) e WALTER DOS SANTOS TEIXEIRA FILHO (suplente)
REGINA BIENENSTEIN (Titular) e IVAN ZANATTA KAWAHARA (suplente)
IZIDORO JERONIMO DA ROCHA (Titular) e NUBIA FRANCA DE OLIVEIRA NEMEZIO (suplente)
ALICE AMORIM BELEM (Titular) e MARIA FISZON CERQUEIRA (suplente)
MARIANA CERQUEIRA PAMPLONA SILVA (Titular) e MONICA TEREZA AZEREDO BENICIO (suplente)
CELSO EVARISTO DA SILVA (Titular) e ANGELA REGINA LIMA DE JESUS (suplente)
LUIZ DAMIAO TEIXEIRA DA SILVA (Titular) e Bárbara Lopes Barbosa (suplente)
ISABELA MULLER MENEZES (Titular) e CYNTHIA GORHAM (suplente)
HUMBERTO KZURE-CERQUERA CERQUEIRA DA SILVA (Titular) e Fabrício Oliveira Zanoli (suplente)
LESLIE LORETO MORA GONZALEZ (Titular) e ELKE TEREZINHA ROCHA MEDEIROS CATTA (suplente)
LUCIANA DE AMORIM ALBUQUERQUE (Titular) e GUSTAVO BADOLATI RACCA (suplente)
DENISE THIRY PENNA FIRME (Titular) e TICIANNE RIBEIRO DE SOUZA (suplente)

Obs. Veja a síntese de currículos de cada candidato após o plano de trabalho.

Plano de trabalho:

Somos um grupo de arquitetas/arquitetos e urbanistas que entendem que a nossa profissão é fundamental para o desenvolvimento de cidades melhores para todos, com sustentabilidade ambiental, justiça social e igualdade de oportunidades, e que têm em comum um princípio básico: que o direito à cidade é um elemento fundamental para garantia de todos os demais direitos. No conjunto, somos trabalhadores de diversos campos de atuação profissional e estamos distribuídos em todas as regiões geográficas do Estado do Rio de Janeiro. Somos profissionais autônomos, donos de pequenos escritórios, funcionários públicos e de empresas privadas, professores e pesquisadores. De recém-formados a colegas com vastíssima experiência profissional, o que sedimenta a nossa união em torno de uma plataforma democraticamente debatida e o desejo de mudança, de renovação e de transformação. Por isso estamos abertos ao que é verdadeiramente novo, sem medo e sem preconceito. O plano trabalho para o CAU será construído durante todo este processo eleitoral. Mas, sobretudo, ao longo dos três anos de gestão. Devemos buscar formas participativas para que todos possam influir nos rumos do CAU, não apenas um seleto grupo de conselheiros. Nossa proposta inicial é produto de um debate coletivo e que não teve receio de enfrentar, entre outros temas, uma velada dicotomia na representação do CAU, que se expressa pela absoluta sub-representação do gênero feminino no conjunto de conselheiros. O CAU não pode se omitir em um contexto de graves ameaças aos direitos sociais e suas repercussões sobre o espaço urbano desigual, sendo fundamental que se constitua apoio a uma agenda institucional progressista, de resistência ao conservadorismo e ao retrocesso social que representa o desmonte do serviço público e das redes de direitos dos cidadãos.

Candidatos a conselheiro federal e suplente:

TAINA REIS DE PAULA KAPAZ ( TITULAR )

Currículo : Arquiteta e Urbanista graduada pela UFF – Rio de Janeiro, atua nas áreas de habitação popular, planejamento urbano e arquitetura pública. Especialista em preservação e gestão do patrimônio cultural pela Fiocruz e tendo cursado o Mestrado no PROURB/ UFRJ, tem como interesse de pesquisa as iniciativas de requalificação de áreas subutilizadas da cidade e a ocupação desigual do território. Participou de diversos projetos de urbanização, dentre eles a Operação Urbana Água Espraiada (SP), favela de Guarapiranga (SP). Como coordenadora da Fundação Bento Rubião, atuou em planos de Habitação e Projetos de Regularização Fundiária. Com experiência em gestão pública, foi quadro de concursados da Prefeitura de Nova Iguaçu, desenvolvendo vários projetos de arquitetura pública - Unidades Básicas de Saúde, a reforma da Maternidade Mariana Bulhões além de diversas escolas e praças. Atualmente presta assessoria técnica para o MTST-RJ, sendo também Conselheira da Rede Nami e da Fundação Bento Rubião.

GERONIMO EMILIO ALMEIDA LEITAO ( SUPLENTE )

Currículo : Arquiteto, graduado pela FAU-UFRJ (1982), com especialização em Urbanismo (Curso de Urbanismo, UFRJ - 1989). Mestre em Geografia pelo Instituto de Géo-Ciências - UFRJ (1990) e Mestre em Arquitetura pelo PROARQ -UFRJ (1993). Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Professor Associado II da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFF. Professor do Mestrado em Defesa Civil da UFF. Tem experiência profissional e acadêmica nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando, principalmente, em projetos de Habitação de Interesse Social e de regularização urbanística de Assentamentos Informais. Ex-Diretor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (mandato: 2007 - 2011). Diretor da EAU-UFF (mandato:2016 - 2020).

Candidatos a conselheiros estaduais e suplentes:

1 . JEFERSON ROSELO MOTA SALAZAR ( TITULAR )

Currículo : Graduado pela FABP, Mestre em Ciências em Arquitetura pelo PROARQ/FAU/UFRJ e Engenheiro de Segurança do Trabalho pela EE/UFRJ. É assessor da Universidade da Cidadania, órgão do FCC/UFRJ e conselheiro titular do Conselho Nacional das Cidades. É arquiteto e urbanista do quadro permanente da UFRJ, onde coordenou o setor de produção do Grupo Executivo de Manutenção e Desenvolvimento e o Serviço de Manutenção Técnica 2; foi pesquisador e coordenador do Laboratório de Ensaios de Materiais de Construção da FAU/UFRJ; e foi membro titular do Conselho Universitário. Foi presidente do SARJ e da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas; foi coordenador do Colégio Brasileiro de Arquitetos e do Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas do CAU/BR. Foi conselheiro e diretor do CREA/RJ. Foi membro titular do Conselho Curador da Geo-Rio. Foi consultor técnico e professor da cadeira de Patologia das Construções, do curso de especialização em Arquitetura Ambiental da UGF.

1 . CLAUDIO ANTONIO SANTOS LIMA CARLOS ( SUPLENTE )

Currículo : Arquiteto (FAU/USU-1985) Mestre em Ciências da Arquitetura (PROARQ/FAU/UFRJ/1997) Doutor em Urbanismo (PROURB/FAU/UFRJ-2008) Arquiteto do antigo DGPC da SMC (1985-2006) Conselheiro Suplente do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural (CMPC) da SMC. Professor Associado do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ (2006) Professor do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da UFRRJ (2016) Professor do Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio do PROARQ/FAU/UFRJ (2014)

2 . NADIR MOREIRA DA SILVA ( TITULAR )

Currículo : Arquiteta e Urbanista graduada pela UGB – FERP em Barra do Pirai – RJ/ 1992. Pós Graduada em Gestão em Impactos Ambientais – Unipli – Niterói _RJ/2008. Graduada em Pedagogia – UFF – RJ/2009. Conselheira Fundadora no CAU/RJ 2012 a 2014 atuando também como Conselheira Titular na Comissão de Ética Profissional. Conselheira pelo CAU/RJ no Conselho Estadual das Cidades/RJ 2013-2014, atuando como Delegada no Conselho Nacional das Cidades – Brasilia/DF 2013. Participação no ENSA 2013 pelo SARJ/2013. Diretora no SARJ/2015-2018. Diretora no Instituto dos Arquitetos de Angra dos Reis/RJ – IAU-AR 2016-2018. Atua como Profissional Autônoma na cidade de Angra dos Reis.

2 . LUCIANA ALENCAR XIMENES ( SUPLENTE )

Currículo : Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (2012). Pós-graduada em Sociologia Urbana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2017). Mestranda em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Planejamento Urbano e Regional IPPUR-UFRJ. Recentemente atuou como arquiteta urbanista na empresa Urbaniza Engenharia Consultiva como coordenadora em Programa de Regularização Urbanística e Fundiária. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: direito à moradia, assistência técnica, regularização urbanística e fundiária.

3 . LUCAS ALENCAR FAULHABER BARBOSA ( TITULAR )

Currículo : Arquiteto Urbanista formado pela EAU-UFF e mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR-UFRJ. Autor do livro SMH 2016: remoções no Rio de Janeiro olímpico. Foi Diretor Geral da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo na época de criação do CAU e representante da FeNEA no Colegiado Permanente das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU/BR). Atualmente, trabalha com planejamento urbano e assessoria técnica militante junto ao movimento popular de moradia e reforma urbana.

3 . RODRIGO CUNHA BERTAMÉ RIBEIRO ( SUPLENTE )

Currículo : Arquiteto e urbanista carioca formado pela FAU-UFRJ, mestre em urbanismo pelo PROURB-UFRJ. Tendo atuado como arquiteto junto a DARSA Arquitetura, realizando inúmeros projetos, em especial para o setor público. Atualmente trabalha em Bio-Manguinhos/Fiocruz, como parte da equipe de análise de projetos para o Novo Centro de Processamento Final. Atua também como ativista cultural e pesquisador sobre os Subúrbios Cariocas e Baixada Fluminense. Milita por uma arquitetura socialmente referenciada e democrática que seja capaz de abranger a ampla gama da sociedade periférica do estado fluminense.

4 . MAIRA ROCHA MATTOS ( TITULAR )

Currículo : Arquiteta e Urbanista, formada pela FAU-UFRJ (2007) e mestre em Engenharia Urbana pela POLI-UFRJ (2016) com pesquisa em Habitação Social. Atuou em vários campos da arquitetura e urbanismo. Coordenou equipe de Regularização Fundiária em parceria com a SMH em cinco favelas do Rio, atuou no Projeto Cimento Social da SMO em favelas da Tijuca. Participou da elaboração do empreendimento Morar Carioca Verde, no Morro da Babilônia. Atuou no projeto de urbanização da Rua 4, na Rocinha e na Orla da Praia Grande em Arraial do Cabo. Também desenvolveu projetos em paisagismo, projetando Parques Fluviais em rios da região serrana após as cheias de 2011 e em cidades do interior de Alagoas. Participou do desenvolvimento de muitos projetos de arquitetura em diversos programas: Creches UNOPS, Sede Petrobrás de Santos, Museu da Casa Daros, Centro de Convenções Sul América, Centro de Convenções Ulysses Guimarães (DF).

4 . CÁRIN REGINA D'ORNELLAS ( SUPLENTE )

Currículo : Cárin Regina D’Ornellas, Arquiteta e Urbanista, graduada pela UFRJ, 1991. Realizou projetos na Rio Urbe e DGVU - Prefeitura do Rio. Como autônoma, executou projetos e obras com técnicas sustentáveis, residenciais e comerciais no sul da Bahia. Em Milão, vivenciou novos métodos construtivos. Atualmente, no Rio, como autônoma, realiza projetos, obras, laudos e legalizações. Participa de ações comunitárias, voluntárias e de representatividade junto a associação de moradores. - “Minha prioridade no CAURJ, será representar as Arquitetas e Arquitetos Liberais Autônomos. Informar e dialogar com a sociedade sobre a importância e fundamental papel social do Arquiteto e Urbanista, para as cidades e cidadãos. Buscar junto ao poder público, intensificar a fiscalização do bom exercício profissional, para valorizar e fortalecer a profissão. Projeto de Arquitetura é exclusividade do Arquiteto.” CAURJ 78208-4

5 . DANIEL MENDES MESQUITA DE SOUSA ( TITULAR )

Currículo : Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (2016), Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Participou do programa de assistência técnica do MST, além de fazer parte da Equipe Técnica do Plano Popular de Vila Autódromo. É pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos da Universidade Federal Fluminense (NEPHU-UFF), organizador do Livro Universidade e luta pela Moradia, além de outras publicação acadêmicas. Atualmente trabalha no apoio a defesa do direito à moradia das comunidades que estão na defesa de seu território através do Núcleo de Terras e Habitação da Defensoria Pública do rio de Janeiro (NUTH) onde atua na equipe técnica do núcleo.

5 . VINICIUS DE LIMA CHIESSE ( SUPLENTE )

Currículo : Arquiteto e urbanista, 38 anos, natural de Barra Mansa, RJ; Formado em 2001 pela Faculdade de Arquitetura de Volta Redonda, proprietário de uma pequena empresa de projetos, atua em diversas cidades do sul do estado, membro do Conselho de Desenvolvimento Urbano de Volta Redonda e do conselho gestor do plano de mobilidade urbana, com grande experiência em projetos urbanísticos e institucionais começou sua trajetória no IPPU-VR com o projeto executivo do estádio Municipal, em seguida, concursado na Prefeitura de Barra do Piraí participou da elaboração do plano diretor e da revitalização urbana das praças, passeios e mobiliário urbano; Como consultor de projeto na prefeitura de Vassouras participou da elaboração do PAC das cidades históricas em parceria com o IPHAN, coordenou os projetos e convênios como secretario municipal de planejamento e coordenou a obra de saneamento de parte do centro urbano, sempre com o escritório autônomo em paralelo, e finalmente se dedica a sua própria empresa.

6 . EDIVALDO SOUZA CABRAL ( TITULAR )

Currículo : EDIVALDO SOUZA CABRAL - ARQUITETO E URBANISTA, formado pela Universidade Gama Filho, em 1987, DIRETOR PRESIDENTE DA RIOURBE – Empresa Municipal de Urbanização da PCRJ (2017), FOI RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO DE VÁRIOS PROJETOS DE URBANIZAÇÃO (Jacarezinho/Terreno da GE; Parque Deodoro); elaboração do Plano de Reformas para 1500 escolas da SME; Projeto para a criação de leitos de CTI Infantil para os Hospitais Souza Aguiar e Lourenço Jorge. Atuou como Coordenador de Obras e Fiscal de Obras na RioUrbe (2013/2016), como responsável pelas obras, manutenção e fiscalização das obras da rede hospitalar da Cidade do Rio de Janeiro. Assessor Especial da Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos (2000/2001), acompanhando as obras do Programa PDG e Despoluição da Baía de Guanabara e da Lagoa de Araruama. Presidente do SARJ (2012/2018), esteve sempre empenhado nas campanhas de valorização profissional e no reconhecimento da Profissão dos Arquitetos e Urbanistas,

6 . LUCIANA DA SILVA ANDRADE ( SUPLENTE )

Currículo : Luciana da Silva Andrade é professora associada do Programa de Pós-graduação em Urbanismo (PROURB) da FAU-UFRJ. É especialista em sociologia urbana pelo IFCH/UERJ, mestre em arquitetura pelo PROARQ/UFRJ e doutora em Geografia pelo PPGG/UFRJ. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado sobre espaços públicos de conjuntos habitacionais (Siedlungen) em Berlim (12/2005-12/2006), realizada junto à BAUHAUS Universität Weimar, no contexto do PROBAL/CAPES-DAAD. Seu tema de pesquisa e extensão é habitação popular, com foco em ocupações em áreas centrais, favelas e conjuntos habitacionais. Foi Sub-coordenadora de Ensino do PROURB, gestão 2008-2009, e coordenadora adjunta de doutorado do PROURB, na gestão 2013-2014. Coordena o Núcleo de atividades de pesquisas e extensão sobre o Morar - [na]Morar (anteriormente designado como CiHabE). É membro do CATÁLISE, coletivo de assessoria técnica a movimentos de lutas pela moradia, que reúne diversos grupos de oesquisa da UFRJ e outras organizações.

7 . MARIANA BICALHO MOREIRA ( TITULAR )

Currículo : Mariana Bicalho, é Arquiteta e Urbanista, formada pela FAU UFRJ - 2014, militante do movimento estudantil CAFAU/DCE UFRJ, militante feminista e atuante no debate e disputa do espaço público enquanto função e território social. Atuou no LAURD - Laboratório de Análise Urbana e Representação Digital, como pesquisadora bolsista, no Programa de Pós-graduação em Urbanismo – PROURB. Atuou como pesquisadora bolsista no Laboratório de Forma Urbana, também no PROURB, para diversos chamados do Ministério das Cidades, para pautar e propor sobre o Minha Casa Minha Vida (I e II). Atua como arquiteta em obras de pequeno e médio padrão como coordenadora de projetos e execução.

7 . ANA LUISA CORREA BERTOCHE ( SUPLENTE )

Currículo : ANA LUISA CORRÊA BERTOCHE – ARQUITETA E URBANISTA, formada pela Universidade Santa Úrsula em 2009, Especialista em Sustentabilidade no projeto pela PUC/ Rio em 2013, e em Planejamento Urbano em 2015 pelo IPPUR/ UFRJ – Atuante como autônoma, com parceria, em execução de obras e projetos desde dezembro de 2015. Arquiteta de revitalização do Botafogo Praia Shopping no ano de 2014. Arquiteta do Escritório M|D Arquitetura- ZHS Engenharia, corresponsável, entre outros, pela elaboração e obra de clínicas de Fertilização no Rio de Janeiro (Clínica de Fertilização Gerar Vida, Centro de Reprodução Humana e Centro de Fertilidade VIDA) entre os anos de 2009 a 2013. Estagiária em escritórios de Arquitetura e Engenharia, responsável por projetos, obras e estagiários nos Leila Scaf Rodrigues, Osborne Construtora Ltda e HST Engenharia e Construção. Participação, com o escritório M & T Arquitetura, do Concurso Público Nacional de Urbanização da Rocinha.

8 . PAULO OSCAR SAAD ( TITULAR )

Currículo : Arquiteto FAU/UFRJ 1974: Prêmios em Concursos FAU e UIA Madrid 1975; Paisagismo MAM 1973, Mestre PUR/COPPE 1975-80, Housing & Planning Newcastle University UK 1979-81, Visiting Fellow DPU/UCL UK, AA UK, Bouwcentrum NE, Docente Urbanismo EAU UFF, Projetos PDLI, Projeto CURA, PAITT e Estradas de Rodagem; Projetos e Obras de Arquitetura e Habitação Social; consultor BID, BIRD, PNUD; Prefeituras Rio 88-89 e SP 1990-91; MCidades 2005-06; Consultor em Porto Alegre e Vitoria; Associações: IAB-71, SARJ-81. Presidente SARJ 84-90. Conselheiro IAB/RJ 2000-09; Conselheiro CONSEMAC 2010, Coordenador CEArq CREA RJ 2009-10, Conselheiro Federal CAUBR 2012-14; Jurado concursos IAB, SARJ e FNA; Jurado Arquiteto do Amanhã. Escritório Santa Teresa Arq&Urb; Diretor de Patrimônio Cultural da FAMRIO; Conselheiro CC Parque da Tijuca, servidor CEHAB-RJ

8 . ALEXANDER DOS SANTOS REIS ( SUPLENTE )

Currículo : ALEXANDER DOS SANTOS REIS. Arquiteto e Urbanista (UFF/2001), Engenheiro de Segurança do Trabalho (GESTORE/POLI/UFRJ/2008), Mestre em Ciências de Engenharia de Transportes (COPPE/UFRJ-2006). Atuou profissionalmente como Arquiteto e Urbanista e Engenheiro de Segurança do Trabalho na FIOCRUZ nos períodos de 2001-2003 (DIRAC) e 2005-2009(IOC). Desde 2009 é servidor público estadual, concursado, onde atua como Arquiteto e Urbanista do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Realizou trabalhos como autônomo desde 2001 e pelo escritório, até 2009, ATO Arquitetura e Urbanismo, do qual é sócio. Foi membro, no período 2006-2012, da Diretoria Executiva do Sindicato dos Arquitetos no Rio de Janeiro (SARJ) e 2014-2016 da Federação Nacional de Arquitetos (FNA). Como conselheiro atuou no CREA-RJ no período de 2007-2009 e final de 2011. No CAU/RJ foi um dos conselheiros fundadores na gestão 2012-2014 atuando como Diretor Técnico em 2012 e Diretor Financeiro 2013-2014.

9 . ANA PAULA DE SOUZA NASCIMENTO ( TITULAR )

Currículo : Graduada e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFF. Servidora da Prefeitura de Angra dos Reis, exercendo funções como Diretora de Intervenções Urbanísticas, Gerente de Planejamento Territorial, Subsecretária de Desenvolvimento Urbano e Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Elaborou inúmeros projetos e planos, dentre eles: Restauração do Convento de São Bernardino de Sena, Clube do Sindicato Municipal de Angra dos Reis, Restauração do Lazareto na Ilha Grande, Sede do Ibama Costa Verde, Centro de Triagem de Animais Silvestres da Costa Verde, Sede da Câmara Municipal de Angra, Requalificação de Centro Antigo; Parque do Mangue, Parque do Carmo e Estação Intermodal, Av. Coronel Carvalho, Av. Caravelas 2014, Mobiliário Urbano, Plano Local Integrado e Operação Urbana Consorciada Nossa Itinga e Plano de Mobilidade Sustentável. Suas pesquisas são na área de Morfologia Urbana, Identidade, Regularização Fundiária, Desenho Urbano e Instrumentos de Gestão Urbana.

9 . PRISCILLA GLITZ MAYRINK ( SUPLENTE )

Currículo : Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro no primeiro semestre de 2014, tendo realizado intercâmbio acadêmico (1 ano) na École Nationale Supérieure d'Architecture de Toulouse. Ao longo da graduação teve diferentes experiências profissionais através de estágios em arquitetura, urbanismo e projetos de interiores, com maior ênfase em projetos de urbanização de favelas. Em 2014 trabalhou como arquiteta em escritório de interiores e no projeto executivo de urbanização do PAC do Jacarezinho de setembro de 2014 a fevereiro de 2015. Em março de 2015 iniciou mestrado acadêmico em Urbanismo pelo programa de pós-graduação PROURB/UFRJ com bolsa pela CAPES. A linha de pesquisa e foco de estudo é de áreas de moradia de população de baixa renda e urbanização de favelas. Atualmente, participa do grupo de estudos junto à orientadora e realiza especialização em Movimentos Sociais pelo NEPP-DH UFRJ.

10 . FERNANDO CESAR NEGRINI MINTO ( TITULAR )

Currículo : Arquiteto e Urbanista, graduado pela FAU UNIMEP. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, e Doutorando pela FAU UFRJ. É professor na Universidade Santa Úrsula onde coordena o CANTEIRO EXPERIMENTAL e o ateliê Terra/tradição. Atua como arquiteto e urbanista em escritório próprio desde 2001. Foi associado da assessoria técnica USINA de 2006 a 2013. Pesquisador da RED ibero-americana PROTERRA e da rede TerraBrasil. Pesquisador do Laboratório de Culturas Construtivas do Canteiro Experimental Antonio Domingos Battaglia. Atualmente dirige o escritório Matéria Base Arquitetura e Urbanismo e compõe o Coletivo de Assessoria Técnica CATÁLISE no Rio de Janeiro e é membro da Casa de Estudos Urbanos.

10 . LUIZ ANTONIO DA COSTA ( SUPLENTE )

Currículo : Arquiteto e Urbanista graduado pela FAU/UNIPLI/Niterói/2010 - Pós-graduado em Engenharia Estrutural pela UNISUAM/Bonsucesso/2013 – Profissional Autônomo – Atual diretor tesoureiro do Sindicato dos Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro/SARJ/2015-2018 - Ex-professor assistente no curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU/UNIPLI/Niterói entre 09/02/2012 a 03/06/2013 – Ex-subsecretário Municipal de Suprimentos/1994/Prefeitura Municipal de São Gonçalo/PMSG-RJ - Ex-subsecretário Municipal de Relações Econômicas/1993/PMSG-RJ – Ex-subsecretário Municipal de Administração/1991-1992/PMSG-RJ – Ex-diretor do departamento de pessoal/1990-1991/PMSG-RJ – Ex-diretor do departamento administrativo da secretária municipal de obras, urbanismo e infraestrutura/1989/PMSG-RJ.

11 . SANDRA HIROMI KOKUDAI ( TITULAR )

Currículo : SANDRA KOKUDAI – arquiteta e urbanista formada pela FAU/UFRJ, cursou “M.B.E. Economia e Gestão da Sustentabilidade, com ênfase em PROJETOS DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL” organizado pelo MCidades e Instituto de Economia/UFRJ. Coordenadora do programa DIREITO À HABITAÇÃO da Fundação de Direitos Humanos Bento Rubião (FBR), onde trabalha desde 2001, integrou equipe multidisciplinar de Regularização Fundiária e Urbanística em áreas de 04 ZEIS do programa APD-Rio; desde 2002 presta ASSESSORIA TÉCNICA à Cooperativas Habitacionais, atualmente coordena os projetos MCMV Entidades: Esperança, Quilombo da Gamboa, Nova Esperança, Assoc. das Vítimas das Chuvas de Teresópolis e Ilha do Governador no Rio de Janeiro em parceria com movimentos de moradia e Projeto Piloto Selo de Qualidade Urbana em Parauapebas, no Pará. Desenvolveu pesquisa e publicação de avaliação da QUALIDADE DA PRODUÇÃO HABITACIONAL nos programas Crédito Solidário e MCMV ENTIDADES, em parceria com FINEP, IPPUR/UFRJ, Arche e FNA.

11 . ROSSANA BRANDAO TAVARES ( SUPLENTE )

Currículo : Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal Fluminense (2003), com especialização em Planejamento e Uso do Solo pelo IPPUR/UFRJ (2004), mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ (2007) e doutora em Urbanismo pelo PROURB/UFRJ (2015). Trabalhou 8 anos na ONG FASE RJ - Programa Direito à Cidade, nos tema da moradia, saneamento ambiental e gênero, junto aos movimentos sociais urbanos e grupos dedicados a questão urbana. Desde então tem se dedicado ao debate e a pesquisa acerca do urbanismo e direito à cidade na perspectiva das mulheres. Acumula experiência em assessoria parlamentar, pesquisa, extensão, além de ensino em universidades nos cursos de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ, USU). Também é sócia-diretora do escritório PLURAL AU e atualmente é professora colaboradora na UNIGRANRIO, em Duque de Caxias/RJ.

12 . IVO MATOS BARRETO JÚNIOR ( TITULAR )

Currículo : Graduado pela UFF (2004) com ênfase em Patrimônio (Univ. de Sevilla, 2003), é especialista em Gestão do Patrimônio Cultural Integrada ao Planejamento Urbano (CECI-UFPE, 2010) e Mestrando em Projeto e Patrimônio (UFRJ, 2017). Arquiteto do quadro fixo do IPHAN desde 2006, atuou na gestão direta dos centros históricos de São Luís/MA e Alcântara até 2009. Neste ano, assumiu a chefia do Escritório Técnico do IPHAN na Região dos Lagos (2009-2013), tendo como foco a atuação por agenda de gestão compartilhada, formalmente constituídas com vários dos municípios locais, pelos Acordos de Preservação do Patrimônio Cultural. Nos dois anos seguintes (2013-2015) desempenhou a função de Superintendente do IPHAN-RJ, coordenando a política de patrimônio a cargo do Instituto em todo Estado do Rio de Janeiro, incluindo a gestão do vasto acervo de bens e sítios urbanos protegidos, estudos de tombamento e registros de bens imateriais, além do PAC Cidades Históricas em Vassouras e no Rio de Janeiro.

12 . ERIKA PEREIRA MACHADO ( SUPLENTE )

Currículo : Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense - UFF, Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural PEP/MP - IPHAN. Atualmente é professora e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Petrópolis - UCP, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos e ações de preservação de patrimônio cultural, atividades de educação patrimonial e docência.

13 . PALOMA MONNERAT DE FARIA ( TITULAR )

Currículo : Paloma Monnerat, graduada pela FAU-UFRJ – 2014 e cursando a Especialização em Sociologia Urbana na UERJ, é arquiteta para a TS18 Produções Artísticas. Atuou no Projeto de Regularização Urbanística e Fundiária do Complexo de Manguinhos, pela Urbaniza Engenharia Consultiva e na Fundação Bento Rubião. Também foi Diretora Regional Leste da FeNEA-2011/2012 e estagiou no Museu de Astronomia, Retrô Projetos de Restauro, Fundação Bento Rubião, além de bolsista do Escritório Público de Arquitetura e Urbanismo – UFRJ e integrante do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo – UFRJ. Colaborou na organização de eventos de relevância para o exercício profissional e ensino de arquitetura e urbanismo como o SEMINÁRIO Habitação em Projetos de Urbanização em Favelas-2014; SEMANA CULTURAL SAMIRA MESQUITA-2010 (CLA-UFRJ); ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE ARQUITETURA E URBANISMO, FeNEA-2010; SEMANA FAU-UFRJ-2009; SEMINÁRIO NACIONAL DOS ESCRITÓRIOS MODELO DE ARQUITETURA E URBANISMO-2009.

13 . PAULA MENEZES SALLES DE MIRANDA ( SUPLENTE )

Currículo : Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Urbanismo pelo PROURB - UFRJ. Durante a graduação realizou estágio com a arquiteta Ana Cristina Pinho, desenvolvendo projeto de arquitetura de interiores. Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica orientada por Patrícia Drach no PROURB-UFRJ, além de estagiar no Atelier Universitário (Arquilab) da FAU UFRJ. Realizou intercâmbio de um ano na França na Instituição École Nacional Supérieure d'Architecture de Versailles nos anos de 2011 e 2012. Iniciou estágio no escritório Feu Arquitetura em 2012, onde a partir do segundo semestre de 2014 atuou como arquiteta contratada até o mês de fevereiro de 2015. Desenvolveu mestrado em Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB) da FAU – UFRJ. Atualmente participa do grupo de pesquisa Laboratório de Direito e Urbanismo (LADU) do PROURB e atua novamente como arquiteta no escritório Feu Arquitetura.

14 . FELIPE CARVALHO NIN FERREIRA ( TITULAR )

Currículo : Arquiteto Urbanista formado pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF (EAU-UFF) em 2012, com especial interesse nas questões relacionadas ao direito á cidade, à moradia digna e à defesa dos direitos humanos. Trabalhou na Fundação Centro de Defesa dos Direitos Humanos Bento Rubião, atuando na assessoria técnica para elaboração de projetos de habitação popular e no acompanhamento de processos de regularização fundiária; e na equipe de pesquisa sobre Lugares de Memória da Ditadura Civil-Militar no Estado do Rio de Janeiro, do Núcleo de Direitos Humanos da PUC-Rio, atuando na elaboração de mapas e registro fotográfico, trabalho que subsidiou o relatório final da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro (CEV-RIO). Atualmente é pesquisador do grupo de pesquisa sobre Grandes Projetos de Desenvolvimento Urbano – GPDU/UFF e membro da coordenação estadual da União por Moradia Popular do Rio de Janeiro – UMP-RJ.

14 . WALTER DOS SANTOS TEIXEIRA FILHO ( SUPLENTE )

Currículo : Walter dos Santos Teixeira Filho CPF: 444.189.577-15 Rua das Laranjeiras, 210/1102 CAU-BR 9035-2A Arquiteto formado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1983. Mestrado em Conforto Ambiental pelo PROARQ da UFRJ em 1995. Doutorado em Design pelo Programa de pós-graduação em Design do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio em 2013. Sócio gerente e responsável técnico da empresa Abóbada Projetos e Obras Ltda desde 1996. Professor da cadeira de Conforto Ambiental do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio desde de 2008. Arquiteto da Campanha Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde de 1986 a 1992.

15 . REGINA BIENENSTEIN ( TITULAR )

Currículo : REGINA BIENENSTEIN – Arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Syracuse (EUA). Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense. Participou da criação e coordenou o Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos da Universidade Federal Fluminense (NEPHU/UFF). Atualmente é Pesquisadora Associada do Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos. Principais temas de pesquisa e extensão: projeto, planejamento e gestão urbana, habitação de interesse social, assentamentos populares, regularização fundiária e conflitos socioespaciais.

15 . IVAN ZANATTA KAWAHARA ( SUPLENTE )

Currículo : Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense. Pós-graduado em Sociologia Urbana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestrando em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Planejamento Urbano e Regional IPPUR-UFRJ. Atuação recente em projetos de regularização urbanística e fundiária.

16 . IZIDORO JERONIMO DA ROCHA ( TITULAR )

Currículo : C U R R Í C U L O IDENTIFICAÇÃO Nome: Izidoro Jeronimo da Rocha Data de Nascimento: 14/06/1945 – RJ Nacionalidade: Brasileiro Endereço: R. Prof. Estelita Lins, 141/201 – Laranjeiras CEP: 22245-150 – Rio de Janeiro – RJ Tel: 25580116 / 992394053 E-mail: izidorocha@oi.com.br CAU RJ: A1095-2 QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL Graduação: Arquitetura e Urbanismo – UFRJ – 1971 Pós-Graduação: Economia Política da Urbanização – Instituto Metodista Bennett – 1986 Cursos de Aperfeiçoamento e Atualização Profissional: . Legislação Urbanística – Instituto de Engenharia Legal (IEL/RJ) . Legislação Urbana – Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RJ) . Planejamento de Escritório e Venda de Serviços de Arquitetura – Sindicato de Arquitetos e Urbanistas (SARJ) ATIVIDADES PROFISSIONAIS . Diversas Empresas de Projetos de Arquitetura e Urbanismo – RJ e SP . Diversas Empresas de Construção Civil – RJ . Escritório Próprio de Arquitetura – RJ . Escritório Técnico da Universidade do Brasil – UFRJ . Adm

16 . NUBIA FRANCA DE OLIVEIRA NEMEZIO ( SUPLENTE )

Currículo : Núbia França de Oliveira Nemezio. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e Mestre em Urbanismo pelo PROURB/ UFRJ (2016). Leciona no Centro Universitário Augusto Motta UNISUAM nas disciplinas de urbanismo e representação gráfica. É arquiteta autônoma e atualmente presta assistência técnica para elaboração de projeto de habitação para o Movimento Nacional de Luta pela Moradia – MNLM no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida entidades, desenvolve projetos de arquitetura e interiores e é sócia do grupo ARQMEDES, consultoria e treinamento em Software BIM – Building Information Modelling, com ênfase em Autodesk Revit. Experiência profissional nas áreas de Projeto Urbano, Planejamento Urbano no Núcleo de Assessoria, Planejamento e Pesquisa – NAPP.

17 . ALICE AMORIM BELEM ( TITULAR )

Currículo : Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal Fluminense (2008) com especialização em Engenharia Urbana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) mestranda em Urbanismo pelo PROURB-UFRJ. Destaca-se atuação profissional na área do Planejamento Urbano e interesse em projetos que envolvam escala urbana e regional, análise socioeconômica, estudo de centralidades, políticas públicas, legislação urbanística, plano diretor, meio ambiente, sustentabilidade, diálogo social, habitação de interesse social, masterplan, projeto de urbanização.

17 . MARIA FISZON CERQUEIRA ( SUPLENTE )

Currículo : Mestre em Arquitetura e Urbanismo pel PPGAU - UFF (2015) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela EAU - UFF (2009). Membro do Grupo de Pesquisa Arquitetura da Violência, liderado pela professora Sônia Maria Taddei Ferraz. Academicamente desenvolve trabalhos dentro dos seguintes temas: arquitetura bioclimática, sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e certificações ambientais em arquitetura. Tem experiência na área de projeto de Arquitetura e Urbanismo, atuando, como arquiteta dentro de escritórios de arquitetura de médio porte.

18 . MARIANA CERQUEIRA PAMPLONA SILVA ( TITULAR )

Currículo : MARIANA CERQUEIRA PAMPLONA SILVA - ARQUITETA E URBANISTA, formada na FAU/UFRJ em 2002; Arquiteta da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro trabalhando em licenciamento e fiscalização de obras desde 2005, atual assessora da Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização da Barra da Tijuca (CLU 4.1) da Subsecretaria de Urbanismo; Suplente do Conselho Estadual do IAB RJ desde 2016; Participou como arquiteta do Programa Farmácia Popular (FIOCRUZ) entre 2003 e 2005; com experiência em Consultoria em Acessibilidade ao Meio Físico como Arquiteta Assistente em Veriano e Camisão Arquitetos entre 2002 e 2003 e como estagiária no Centro de Vida Independente - CVI/RJ entre 2000 e 2002; participou como estagiária do Projeto Favela-Bairro Caminho do Lúcio na empresa Lopes Santos e Ferreira Gomes Arquitetura entre 2002 e 2003.

18 . MONICA TEREZA AZEREDO BENICIO ( SUPLENTE )

Currículo : MONICA TEREZA AZEREDO BENICIO – ARQUITETA E URBANISTA, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 2014, MESTRANDA em Arquitetura cursando na PUC-Rio com previsão de formatura em 2018. Adquiriu experiência profissional no MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL colaborando com reformas urbanísticas e arquitetônicas em projetos do Governo Federal exercendo cargo de estagiária. COORDENADORA DE PROJETOS no INSTITUTO DE TRANSPORTE AÉREO DO BRASIL (2014/2016) participando da elaboração do Plano Diretor e do Projeto Básico do novo Sistema de Pistas do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/PR; Elaboração Conceitual do Terminal de Passageiros do novo Heliporto do Farol de São Tomé/RJ. Participou do estudo de Viabilidade, Estudo Preliminar e Anteprojetos, elaborados na plataforma BIM, para os 29 Aeroportos Regionais do Programa de Investimento e Logística - Governo Federal - PIL Aeroportos. Sempre empenhada em exercer com competência e seriedade o oficio da profissão.

19 . CELSO EVARISTO DA SILVA ( TITULAR )

Currículo : Formado de FAU-UFRJ em arquitetura e urbanismo em 1966. Presidente da Associação de servidores da fundação Leão XIII -Governo do estado Presidente do Sindicato dos Arquitetos no Rio de Janeiro Coordenador da Câmara de arquitetura do CREA/RJ no ano de 2011 Membro representante do Rio de Janeiro na Coordenação das Câmaras de Arquitetura na Transição CREA/CAU Vice Presidente do CAU/RJ gestão 2012/2014 Membro da diretoria do Sindicato dos Arquitetos no Rio de Janeiro

19 . ANGELA REGINA LIMA DE JESUS ( SUPLENTE )

Currículo : Arquiteta e urbanista formada pela Universidade Gama Filho em 1985. De 2009 até 2015 - Gerente de Regularização Urbanística e Fundiária, da antiga Secretaria Municipal de Habitação. Implementando ações relacionadas às etapas de regularização urbanísticas, jurídicas e sociais de favelas e loteamentos irregulares e clandestinos, tais como: pesquisa fundiária, elaboração de projetos de regularização, cadastramentos edilício e social, emissão de Concessões de Direito real de Uso e de Títulos de Legitimação da Posse, interface com os Cartórios de Registro de Imóveis, a Corregedoria Geral de Justiça, a Superintendência de Patrimônio da União e órgãos financiadores, entre outras ações. Atuou no Complexo do Alemão, Complexo de Manguinhos, Colônia Juliano Moreira, Morro da Babilônia, Morro da Coroa, Vila Esperança e Vila Rica de Irajá, entre outras favelas. Concedeu 1.170 Títulos de Legitimação de Posse aos moradores de Bairro Barcelos na favela da Rocinha.

20 . LUIZ DAMIAO TEIXEIRA DA SILVA ( TITULAR )

Currículo : Arquiteto e Urbanista, formado pela FAU/UFRJ – 1984. Professor de Construção Civil (FABES-1986). Atuação profissional: CREA-RJ, de 1983-1998. Elaboração de projetos e execução de obras – residenciais, comerciais, instalações e interiores. Professor concursado do curso Técnico de Edificações da FAETEC/Governo do Estado do RJ, desde 2001. Servidor público federal desde 1998. Diretor do SARJ em diversos mandatos. Conselheiro do Crea-RJ (2004-2006). Conselheiro do CAU/RJ (2012-2014). Diretor Adjunto Técnico do CAU/RJ (2013-2014).

20 . BáRBARA LOPES BARBOSA ( SUPLENTE )

Currículo : Bárbara Lopes Barbosa possui graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestrado na linha "Processos Urbanos Contemporâneos" pela Universidade Federal da Bahia e atualmente cursa o doutorado no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como docente na faculdade de arquitetura da UFBA, como militante desde a graduação e como assessora técnica junto a movimentos sociais urbanos em Minas e especialmente Salvador, nas pautas de luta por moradia e valorização cultural. É sócia proprietária do Estúdio Trilho que trabalha com projetos e assessoria em arquitetura, urbanismo e planejamento urbano, nos estados de Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. Sua participação no escritório incide principalmente no acompanhamento de prefeituras de pequeno e médio porte na elaboração de instrumentos de planejamento como planos diretores, planos de habitação e demais leis urbanísticas.

21 . ISABELA MULLER MENEZES ( TITULAR )

Currículo : Formada pela UFF-2006, com Especialização em Sociologia Urbana pela UERJ-2010, tendo cursado algumas disciplinas no Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana da UFBA-SSA-BA 2013-2014; atualmente cursando a Especialização de Gestão Pública Municipal AD pela UFF e trabalhando na Prefeitura de Maricá. Me qualifica e me motiva a candidatura a experiência adquirida como servidora em Cargo Comissionado nas prefeituras municipais de Itaboraí, Niterói e Maricá; na Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; e como consultora em órgãos da administração pública federal, através de organismos internacionais (UNESCO e OEI) no IPHAN, FNDE e SDH. Que contribuíram para uma visão mais ampla de cidade, cidadania e de direitos humanos; para o diálogo e construção de rotinas com profissionais de diferentes áreas, níveis de formação e de chefia.

21 . CYNTHIA GORHAM ( SUPLENTE )

Currículo : Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (1977). Atua como assessora técnica na Câmara Municipal de Niterói, onde realiza a avaliação da legislação urbana municipal. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação no âmbito do Estado do Rio de Janeiro. Mestranda no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense PPGAU – UFF.

22 . HUMBERTO KZURE-CERQUERA CERQUEIRA DA SILVA ( TITULAR )

Currículo : HUMBERTO KZURE-CERQUERA Arquiteto e Urbanista, mestre pelo IPPUR/UFRJ e doutor pelo PROURB/FAU/UFRJ, com doutorado sanduíche na BAUHAUS Universität Weimar. É professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRuralRJ. Detém prêmios e distinções - Morar Carioca, CAIXA de HIS, Ruas da Cidade em Belo Horizonte, Revitalização do Centro Histórico de Cuiabá, PEU Campo Grande – XVIII RA do Rio de Janeiro, Favela-Bairro, Área Central de Goiânia, Contribuição para a Arquitetura Brasileira no concurso para a Sede da Procuradoria Regional da República da 4ª Região/RS, Corredor Ecológico Barão de Mauá/RJ e Centro Histórico de Sumaré/SP. Recebeu menções honrosas nos concursos para o Largo da Batata/SP e Circo Voador/RJ. Expôs na Bienal de Veneza em 2002, na Mostra Internacional Rio Arquitetura, na BIA/SP (por três vezes) e recebeu em 2004, Menção Honrosa na Bienal de Lima – Peru. Foi consultor do EIA/RIMA do Médio Rio Kwanza,Angola e no Médio Rio Xingu. Formação em Cinema, Fotografia

22 . FABRíCIO OLIVEIRA ZANOLI ( SUPLENTE )

Currículo : Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Especialista em Assistência Técnica em Habitação e Direito à Cidade pela Universidade Federal da Bahia, onde conclui o Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, área de conservação e restauro. Sócio proprietário do Escritório Estúdio Trilho atuante nos estados de Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro com projetos de planejamento urbano e arquitetura. Através do escritório prestou assessoria a comunidades tradicionais na região do Centro Antigo de Salvador de 2013 a 2017, atuando na elaboração de projetos e relatórios técnicos para os grupos atendidos diante de ações do MPF, DPU e prefeitura. Participou de projetos de diversos portes na Bahia tanto na área hospitalar e assistência social, através da Santa Casa de Misericórdia, quanto a prefeituras e órgãos públicos como com IPHAN. Atualmente atua no Rio de Janeiro, onde reside, através do Estúdio Trilho com prestação de serviço de arquitetura e urbanismo.

23 . LESLIE LORETO MORA GONZALEZ ( TITULAR )

Currículo : Leslie Loreto Mora Gonzalez, arquiteta e urbanista, formada no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAU-USP, em 2007. Trabalha desde 2008 com projetos de Habitação Social, prestando assessoramento técnico à movimentos socias e associações para construção de moradias sob autogestão. Participou no projeto e obra do primeiro assentamento urbano do MST/SP, Comuna Urbana Dom Helder Câmara, em Jandira, São Paulo, fazendo parte do coletivo Usina - CTAH. Compôs o corpo de outras assessorias como GTA e Peabiru na mesma cidade. Além disso trabalhou com paisagismo e desenho urbano em escritórios privados e empresas públicas, chegando a compor a equipe de Urbanismo da CDURP-RJ, após se mudar para o Rio de Janeiro, em 2014. Atualmente é sócia da Arche – Projetos Participativos e Assessoria Técnica que trabalha ao lado da UNMP/RJ. Acredita que a função social do arquiteto está aliada à transformação das cidades e na luta por uma cidade mais justa e igualitária.

23 . ELKE TEREZINHA ROCHA MEDEIROS CATTA ( SUPLENTE )

Currículo : ELKE T. R. MEDEIROS CATTA é Arquiteta e Urbanista com Especialização em Gestão do Patrimônio Arquitetônico pela FIOCRUZ. Participou o Grupo de Pesquisa "Casarões" da Universidade Federal Fluminense, no qual teve a oportunidade de desenvolver pesquisas sobre as fazendas de café remanescentes do período áureo de sua produção no Rio de Janeiro (entre final do século XVIII e o século XIX). Apresentou diversos trabalhos em congressos, simpósios e fóruns de Arquitetura e Urbanismo. Ao longo de sua trajetória profissional tem atuado na área de Patrimônio Arquitetônico como forma de Preservação da Memória. Como sócia administrativa da empresa Atelier Histórica de Arquitetura e Restauro Ltda executou obras e projetos de restauração arquitetônica em instituições como o Museu Imperial de Petrópolis, Casa Daros, Teatro Municipal do RJ, Museu MAR, Palácio das Laranjeiras, Liceu de Humanidades de Campos dos Goytacazes, Museu Mariano Procópio de Juiz de Fora, dentre outros.

24 . LUCIANA DE AMORIM ALBUQUERQUE ( TITULAR )

Currículo : Arquiteta e Urbanista, doutoranda em Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017-2020), Mestra em Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016), Especialista em Economia e Gestão da Sustentabilidade na construção civil pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015) e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2010).

24 . GUSTAVO BADOLATI RACCA ( SUPLENTE )

Currículo : GUSTAVO RACCA é Arquiteto e Urbanista, Doutorando em Urbanismo pelo PROURB/FAU/UFRJ, mesma instituição em que se tornou Mestre em Urbanismo, tendo defendido a dissertação intitulada “A Cidade de Allen: Recortes Cinematográficos do Espaço Urbano”, sobre as representações de cidade na obra de Woody Allen. Atualmente é Professor de Representação Gráfica na FAU/UFRJ. Em sua atuação profissional coordenou projetos urbanísticos no âmbito do Programa Morar Carioca da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, foi consultor do IPHAN para o projeto de Conservação da Antiga Fábrica Cometa de Petrópolis, elaborou o projeto da Casa do Índio em Altamira – Pará, entre outros. Além disso, tem formação em Fotografia e Áudio Visual pelo Ateliê da Imagem no Rio de Janeiro e experiência como ilustrador e desenhista. Foi assistente de direção no documentário “Areia” e dirigiu o curta documentário “Retalhos”. É Co-diretor do documentário “Pasagi”, filmado em Cabo Verde e em fase de pós-produção. Somam-se, ain

25 . DENISE THIRY PENNA FIRME ( TITULAR )

Currículo : Formada pelas Faculdades Integradas Bennett (1985), onde também cursou(490h) a Pós-Graduação Lato Sensu Economia Política da Urbanização (1988-1989). Estagiou no escritório de arquitetura Severiano Mário Porto e outros. Iniciou atuação na CEHAB-RJ (1985-1987): urbanização dos Morros Cantagalo, Pavão e Pavãozinho e fiscalização de reformas em conjuntos habitacionais. Prestou serviços em órgãos públicos diretamente ou através de instituições e empresas (1987-2012): Rio de Janeiro (IPLAN-RIO, SMDS, Tecton, Consórcio Logos/Planave - IPP/SMH, IBAM, SEDUR, Fundação CIDE, FUBRA, SEASDH e CMRJ); São Paulo (SEHAB/HABI); S. José dos Campos (SMOH e URBAM); Cachoeiras de Macacu (Instituto Ideias); Nova Iguaçu (Instituto Via Pública) e Resende (Ecoplan Engenharia); envolvendo a elaboração e a gestão de projetos e programas em habitação de interesse social e planejamento urbano, incluindo urbanização de favelas e planos diretores. Também foi assessora técnica parlamentar. Atualmente é autônoma.

25 . TICIANNE RIBEIRO DE SOUZA ( SUPLENTE )

Currículo : Ticianne é arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal Fluminense (2008), especialista em políticas e planejamento urbano pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e mestre em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo (2015). Sua experiência profissional tem ênfase em habitação de interesse social, projeto urbano e planejamento urbano e regional. Também atuou nas áreas: cenografia, reforma de edificações residenciais e empresariais. Atualmente trabalha como consultora autônoma e como docente. Ministra disciplinas dos cursos de engenharia e arquitetura e urbanismo de duas instituições de ensino superior: Laureate-IBMR e IBMEC-RJ.